Nome: Ângelo Zanolly Batista Rabelo
Faculdade: Universidade de Brasília
Curso: Especialização em Gestão Escolar
Professor: Pedro Andrade
GESTÃO
ESCOLAR E TECNOLOGIAS: funções e papéis da tecnologia(pp. 01-09)
VIEIRA, Alexandre Thomáz. Funções
e papéis da tecnologia. São Paulo. PUC-SP,
Desenvolvimento...
Sabemos
dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o
aluno, seja em atividades de programação de rotinas e processos; como de
organização, registro, acessos, manipulação e apresentação de informações por
aplicativos.
Mas
o grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser
um grande aliado da equipe da direção.
O
sucesso ou o fracasso organizacional depende, muitas vezes, em saber de quais
deles precisamos, com quais contamos e o que podemos fazer com cada um deles.
Os
dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos.
Entre
formas importantes de fazer este salto de dado para informação, podemos
mencionar: contextualização, categorização, cálculo, correção e condensação.
Além
de incorporar experiências, valores, informações contextualizadas, insights,
conhecimentos pressupõe que o conhecimento proporcione uma estrutura capaz de
avaliar e incorporar novas experiências e informações.
Enfim,
conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira que informações, derivam
de dados.
Para
que tal transformação ocorra deve haver comparação, consequências, conecções e
conversação
Assim,
para serem gerados novos conhecimentos faz-se necessário realizar ações sobre
as informações disponíveis em um dado momento e contexto.
Contudo,
existe uma outra possibilidade para
obtenção de conhecimento aplicados nas organizações escolares, que é o estudo e
análise de suas rotinas.
Então,
se pretendermos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa
fluir constantemente, temos que criar condições para que um determinado
conhecimento possa ser acessado, seja por meio de realizações
diretas(presenciais ou virtuais) que os detêm.
A
criação de ambientes informatizados na organização para apoio à gestão do
conhecimento deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de
informação e a cultura de colaboração existente.
Citações...
“Mas
o grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser
um grande aliado da equipe de direção e coordenação da escola”(p. 01).
“O
conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico
do que os dados e as informações”(p. 03).
“A
capacidade de transformar informação em conhecimento não pode ser realizada por
uma máquina, sem a interferência da mente humana, isto é, tal capacidade é
exclusivamente humana”(p. 04).
“A
prática de trabalho dos professores, geralmente isoladas nas salas de aula,
dificulta sobremaneira a criação de uma cultura de colaboração”(p. 06).
Resumo...
A
tecnologia pode trazer vários benefícios para uma sala de aula pedagogicamente
falando, pois pode ser tratada como uma das possibilidades de dinamismo além do
fator organizacional. O foco principal tratado no texto, tendo como base a
gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser vista pelo educador, sendo
esta uma ferramenta a mais para o
desenvolvimento de suas aulas. A contextualização, a categorização, o cálculo,
a correção e a condensação podem ser vistos como dados para a informação, onde
conhecimentos pressupõe que o conhecimento proporcione uma estrutura capaz de
avaliar e incorporar novas experiências e informações. Para serem gerados novos
conhecimentos faz-se necessário realizar ações sobre as informações disponíveis
em um dado momento e contexto. Então se, pretendemos ter um ambiente com
tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar
condições para que um determinado.
conhecimento
possa ser acessado. Quando um sistema é implantado em culturas organizacionais
previamente estabelecidas, a formas
pelas quais as informações são organizadas e produzidas interage com a
cultura já existente, criando situações que resultam em sintonia e reforço ou
em dissonância e oposição.
Sobre
o tema apresentado no texto, podemos presenciar este questionamento no dia-dia
do nosso trabalho, pois a tecnologia é sim o foco do momento da educação no
brasil. Os benefícios são grandes se, soubermos trabalhar com ela como mais uma
ferramenta para nos auxiliar no desenvolvimento do processo
ensino/aprendizagem. Os dados
armazenados poderão gerar novos conhecimentos através de ações oriundas
de informações disponibilizadas. Se faz necessário combater a cultura
organizacional existente e buscar os objetivos da gestão de tecnologias de um
ambiente escolar, apropriando-o para a implementação do ambiente tecnológico,
pelo qual as informações são organizadas e produzidas, interagindo assim com a
cultura já existente e criando situações possibilitam o sucesso no processo do
ensino/aprendizagem.
Olá, Ângelo, consegui acessar! Ficou mt bom. Passei pra dizer olá, depois, volto pra comentar os fichamentos. Abç
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