domingo, 7 de julho de 2013

Fichamento UNB



Nome: Ângelo Zanolly Batista Rabelo
Faculdade: Universidade de Brasília
Curso: Especialização em Gestão Escolar
Professor: Pedro Andrade

GESTÃO ESCOLAR E TECNOLOGIAS: funções e papéis da tecnologia(pp. 01-09)

VIEIRA, Alexandre  Thomáz. Funções e papéis da tecnologia. São Paulo. PUC-SP,

Desenvolvimento...

Sabemos dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno, seja em atividades de programação de rotinas e processos; como de organização, registro, acessos, manipulação e apresentação de informações por aplicativos.
Mas o grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser um grande aliado da equipe da direção.
O sucesso ou o fracasso organizacional depende, muitas vezes, em saber de quais deles precisamos, com quais contamos e o que podemos fazer com cada um deles.
Os dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos.
Entre formas importantes de fazer este salto de dado para informação, podemos mencionar: contextualização, categorização, cálculo, correção e condensação.
Além de incorporar experiências, valores, informações contextualizadas, insights, conhecimentos pressupõe que o conhecimento proporcione uma estrutura capaz de avaliar e incorporar novas experiências e informações.
Enfim, conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira que informações, derivam de dados.
Para que tal transformação ocorra deve haver comparação, consequências, conecções e conversação
Assim, para serem gerados novos conhecimentos faz-se necessário realizar ações sobre as informações disponíveis em um dado momento e contexto. 

Contudo, existe uma outra  possibilidade para obtenção de conhecimento aplicados nas organizações escolares, que é o estudo e análise de suas rotinas.
Então, se pretendermos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar condições para que um determinado conhecimento possa ser acessado, seja por meio de realizações diretas(presenciais ou virtuais) que os detêm.
A criação de ambientes informatizados na organização para apoio à gestão do conhecimento deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a cultura de colaboração existente.

 Citações...
“Mas o grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser um grande aliado da equipe de direção e coordenação da escola”(p. 01).
“O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações”(p. 03).
“A capacidade de transformar informação em conhecimento não pode ser realizada por uma máquina, sem a interferência da mente humana, isto é, tal capacidade é exclusivamente humana”(p. 04).
“A prática de trabalho dos professores, geralmente isoladas nas salas de aula, dificulta sobremaneira a criação de uma cultura de colaboração”(p. 06).

Resumo...
A tecnologia pode trazer vários benefícios para uma sala de aula pedagogicamente falando, pois pode ser tratada como uma das possibilidades de dinamismo além do fator organizacional. O foco principal tratado no texto, tendo como base a gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser vista pelo educador, sendo esta  uma ferramenta a mais para o desenvolvimento de suas aulas. A contextualização, a categorização, o cálculo, a correção e a condensação podem ser vistos como dados para a informação, onde conhecimentos pressupõe que o conhecimento proporcione uma estrutura capaz de avaliar e incorporar novas experiências e informações. Para serem gerados novos conhecimentos faz-se necessário realizar ações sobre as informações disponíveis em um dado momento e contexto. Então se, pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar condições para que um determinado.

conhecimento possa ser acessado. Quando um sistema é implantado em culturas organizacionais previamente estabelecidas, a formas  pelas quais as informações são organizadas e produzidas interage com a cultura já existente, criando situações que resultam em sintonia e reforço ou em dissonância e oposição.

Sobre o tema apresentado no texto, podemos presenciar este questionamento no dia-dia do nosso trabalho, pois a tecnologia é sim o foco do momento da educação no brasil. Os benefícios são grandes se, soubermos trabalhar com ela como mais uma ferramenta para nos auxiliar no desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem. Os dados  armazenados poderão gerar novos conhecimentos através de ações oriundas de informações disponibilizadas. Se faz necessário combater a cultura organizacional existente e buscar os objetivos da gestão de tecnologias de um ambiente escolar, apropriando-o para a implementação do ambiente tecnológico, pelo qual as informações são organizadas e produzidas, interagindo assim com a cultura já existente e criando situações possibilitam o sucesso no processo do ensino/aprendizagem. 

Um comentário:

  1. Olá, Ângelo, consegui acessar! Ficou mt bom. Passei pra dizer olá, depois, volto pra comentar os fichamentos. Abç

    ResponderExcluir